Pular para o conteúdo principal

Bactérias

Olá, aqui falarei sobre um SER VIVO que nos permite viver, obrigada cianobactérias por ser uma fonte de O2, mas não vai se achando muito pois conseguimos viver sem vocês também, graças as algas! Então, as bactérias elas são seres muito interessantes, ao mesmo tempo que ela está no antibiótico ela também está na doença, quase uma mutante não é mesmo? É sim pois afinal, exite mesmo a famosa bactérias mutantes ou também chamadas de bactérias resistentes.
Bom, mas agora falaremos sobre as características desses seres tão interessantes: Exitem no mundo bactérias de tudo quanto é jeito, para começar tem as que possui apenas uma célula e as que possui varias (unicelular vs pluricelular), e também varias formas estruturais como as apresentadas na imagem á baixo:
A célula da bactéria ela possui uma parede, essa parede celular é constituída de (peptidioglicano) carboidratos e aminoácidos (peptídios), essa parede serve para a proteção do copinho da bactéria além de sustentar. Porém exitem bactérias que não tem parede celular, essas são reconhecidas por micoplasma, e essa micoplasma que muitas vezes causa problemas urinários e respiratório no ser vivo. Além disso, outras bactérias possui um cápsula constituída por proteínas e carboidratos, o que também tem a função de proteger a bactéria. Embaixo de sua parede celular está a sua membrana plasmática (plasmalema), essa constituída por lipídeos e proteínas (lipoproteica) essa camada ajuda a troca de substancias e etc entre a bactéria e o meio. Nessa membrana está também os mesossomos que faz a célula da bactéria respirar e quando o meso se liga com o material genético da bactéria ai a bactéria se faz pronta para entrar em divisão, realmente incrível!!! O mesossomos é constituído por cromatina (que são proteínas importantes para o material genético) essa cromatina é formada por DNA circular (material genético em circulo):
Nota-se que o DNA bacteriano tem extremidades livres, logo, não tem proteínas associadas. Com isto, as bactérias não possui carioteca (proteção do núcleo) até porque ela não possui núcleo, sendo considerada procarionte (organismo simples, sem núcleo, etc).Mas, o seu material genético é encontrado em um lugar chamado nucleoide e também os plasmídeos que são DNA menores que estão pela célula. Estrutura bacteriana:
A bactérias são autotrófica(produz seu próprio alimento) e outras heterotrófica(não produz). A heterotrófica libera enzimas digestivas para o meio ambiente por digestão extra celular corpórea. Devido a isso exitem atualmente diversos tipos de bactérias como as parasitas, decompositores e muuuuitas realizam relações interespecífica, como: Comensalismo: Bactérias intestinas que utiliza os restos de alimento do hospedeiro. Mutualismo: Como as que estão no intestino dos ruminantes (bois) que digerem celulose e as ciano que compõem os líquens. entre outros.. As autotróficas produz material orgânico a partir do inorgânico isso é incrível e explica o fato de quanto mais bactéria maior será o crescimento da planta!! Dentro do grupo das autotróficas á as quimiossintetizantes e as fotossintetizantes. As bactérias autotróficas quimiossintetizantes tem tipo um processo químico em seu metabolismo mesmo, pois elas recebem energia de reações oxidativas, cujo a bactéria converte amônia em nitrato, esse processo gera energia para a produção de carboidrato.
As bactérias autotróficas fotossintetizantes são várias uma delas é as cianobactérias e as sulfobactérias. As ciano possui clorofila A (estarei falando a respeito no art. de fotossíntese), porem, não apresentam cloroplasto (fato que quebra o mito de que para realizar fotossíntese precisa ter cloroplasto).
As sulfobactérias não utiliza clorofila, e sim o pigmento bacterioclorofila, isto é ácido sulfídrico (H2S) e elas são precisam da água nessa reação.
A tipos de bactérias também que não utilizam oxigênio as púrpuras. A respiração celular das bactéria comentada anteriormente que ocorre nos mesossomos pode ser aeróbica(com oxigênio) e anaeróbica(sem): As aeróbias formam água no final da reação As anaeróbicas é finalizada com hidrogênios e elétrons (nitrato, enxofre) (por isso muitas pessoas acreditam na existência de vida em outro planeta) A também outra forma das bactérias conseguir energia através de um processo muito famoso a fermentação que não emprega oxigênio e acontece no citosol da célula o resido orgânico final dessa reação é por ex: etanol, ácido latico, metano, etc.
Geralmente a reprodução das bactérias ocorre de forma assexuada por isso elas se reproduzem tão rapidamente, esse processo assexuado da bactéria é conhecido como bipartição, divisão binaria ou cissiparidade. Nessa reprodução não a variabilidade genética pois ocorre a copia de um DNA idêntico (a não ser que haja mutação).
Existe bactérias que possuem esporos, isto a permite sobreviver a condições estremas como a falta de água, altas temperaturas. Essa bactéria sofre uma redução do seu volume tornando seu processo metabólico mais lento, isso é, um estado de vida latente. (continua) Livro de estudo: Poliedro com analise de Gabriela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Joaquim Nabuco no enem

A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade. NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Pubirfolha. 2000 (adaptado). No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual a) copiava o modelo haitiano de emancipação negra. b) incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais. c) optava pela via legalista de libertação. d) priorizava a negociação em tomo das indenizações aos senhores. e) antecipava a libertação paternali...