O segundo reinado brasileiro, ou poderia dizer o ultimo reinado do Brasil?
Mas sera mesmo que atualmente mesmo com a instituição democrática do Brasil ainda não temos políticos que reinam?
Porem, antes de estabelecermos resoluções para essas questões irei explicar sobre como funciona a tortuosa política brasileira atual:
Bom, hoje a maioria sabe que vivemos em um país democrático muito diferente da democracia que os gregos tinham, pois na Grécia antiga a democracia era limitada, ou seja, não era todos que tinham o livre acesso as questões políticas.
Esta imagem é bem explicito o fato da política de igualdade grega e contemporânea, entretanto, essa igualdade não existe. A democracia de hoje descendeu apenas do conceito da Grécia, pois, na antiguidade grega a participação política era culturalmente apenas de homens gregos sendo inadmissível a participação da mulher, do escravo e dos estrangeiros.
Contudo, no século XVIII as ideias iluministas adaptam a democracia dos gregos a que a gente conhece e vive atualmente.
Agora retornando a questão política brasileira definimos a nossa política em ''o poder contido pelo poder'' como cita Charles de Montesquieu,e para que haja uma ordem o mesmo separou esse poder ''contido'' por poder legislativo, executivo e judiciário que são comandados pelo presidente da republica, congresso nacional e supremo tribunal federal. O executivo faz as leis funcionarem, já o presidente julga as leis ou vota nas leis criada pelo legislativo, o judiciário ele interpreta as leis apos passar pelas ''casas do governo'' (câmara dos deputados e senado) o judiciário é composto por diversos juízes que são escolhido pelo presidente e o senado. Bom essa é a confusa e conflituosa política brasileira. Apos analisarmos isto olharemos para como era antes de estabelecer a republica na sociedade brasileira:
O SEGUNDO REINADO
Fruto de conflito, oposição mas de uma figura capacitada para atender e manter a ''sociedade'', Pedro segundo figura ilustre desse período foi quem conteve a oposição do partido conservador que buscava centralizar sua política, liberal que buscava a descentralização e dentro do partido liberal existia os libreias moderadores e liberais radicais. Os moderadores ''apoiavam'' pedro segundo mas na verdade era puro interesse pois só queriam terras (mas afinal o que não é por interesse nesse mundo ne?) e os radicais que eram radicais apenas para época pois muitos da sociedade atual tem ideologias muito parecidas com a deles, eles queriam o federalismo (sistema de governo federativo, em que vários estados se reúnem para formar uma nação, cada um conservando sua autonomia) e mais tarde esses radicais passaram em 1870 a constituir o partido republicano (SP-MG-RJ), cujo eram donos da fazendas de café do oeste paulista e não apoiavam o trabalho escravo.
Nossa eles eram homens bons esses radicalistas então?
JAAAAAAAAAAAAAMAAAIS, pensem nisso á não ser que você concorde, pois eles não tinham a intenção de não utilizar o escravo por ter consciência do quão desumano é a escravidão, eles só queriam substituir a escravidão pelo trabalho assalariado pois, o negro não trabalhada direito para eles, e eles viram que pagando o lucro era maior principalmente quando se era estrangeiro porque o mesmo tinha o conhecimento de técnicas atriculas. (continuação exibida no dia 19/03)
A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade. NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Pubirfolha. 2000 (adaptado). No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual a) copiava o modelo haitiano de emancipação negra. b) incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais. c) optava pela via legalista de libertação. d) priorizava a negociação em tomo das indenizações aos senhores. e) antecipava a libertação paternali...
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